Termistor

Termistor
Um termistor é um dispositivo semicondutor de dois terminais cuja resistência, como o nome sugere, é sensível a variações de temperatura. A temperatura do termistor pode ser modificada internamente ou externamente. Um aumento de corrente que passa pelo dispositivo aumenta sua temperatura, causando a queda de sua resistência. Qualquer fonte de calor externa aumenta sua temperatura, causando queda em sua resistência. Os dos tipos de ação (interna ou externa) possibilitam o uso do termistor em sistemas de controle. Os termistores podem ser construídos dos seguintes materiais: óxido de cobalto, níquel, estrôncio e manganês.

Existem dois tipos de Termistores: os que possuem coeficiente de temperatura negativa, NTC (Negative Temperature Coefficient
), são termistores que diminuem sua resistência com o aumento de temperatura; e os termistores com coeficiente de temperatura positivo, PTC (Positive Temperature Coefficient), são termistores que tem um aumento de resistência com o aumento da temperatura.


Fabricantes de Termistores:
http://www.add-therm.com.br/
http://www.ocdm.com.br/empresas/thermometrics/
http://www.hyper-sense.com.tw/front/bin/home.phtml
http://www.volttsonline.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pinagem USB

Símbolos Elétricos

Tabela de Equivalência de Lâmpadas LED