Pilha de Limão - Atividades Escolares - Projetos de Ciências

A pilha de limão é uma boa atividade para o professor utilizar em sala de aula e introduzir conceitos interessantes sobre eletricidade e eletroquímica. Também é uma boa ideia para feiras de ciências ou para você se divertir em casa.



Materiais Necessários

Para construir uma pilha de limão você precisará:
1 Limão;
1 Faca;
1 Moeda de 5 centavos (revestida de Cobre);
1 Clips (galvanizado, revestido de Zinco);
1 Multímetro;
2 Cabos jacaré.

Como Fazer a Pilha de Limão

Fazer a pilha é muito simples. Criamos um vídeo com o passo-a-passo para fazer e comprovar seu funcionamento.

Teoria sobre Pilha de Limão

Pilha Elétrica é um dispositivo que transforma energia química em energia elétrica. Para que isso ocorra são necessários dois eletrodos onde acontecerão as reações químicas conhecidas como oxidação e redução. 

O limão é uma solução eletrolítica, ou seja, possui cargas positivas, negativas e é capaz de conduzir eletricidade. A moeda de cinco centavos utilizada no experimento é revestida de cobre. Na pilha de limão o cobre tem a capacidade de atrair elétrons, os quais são cedidos pelo zinco que  reveste o clips. 

O circuito formado pelos cabos jacaré e multímetro possibilitam o fluxo do elétrons do Zinco, via solução eletrolítica, até o Cobre. Os cabos jacaré levam o fluxo de elétrons via multímetro até novamente os terminais do clips e, assim, o circuito elétrico é fechado.

Observações sobre a Pilha de Limão

  • Pilha é um dispositivo capaz de transformar energia química em elétrica. Bateria é um dispositivo capaz de transformar a energia química em energia elétrica e vice versa. Dessa forma a bateria pode ser recarregada, a pilha não.
  • A reação de oxidação consiste na perda de um elétron, esse é o fenômeno que permite ao Zinco fornecer um elétron ao Cobre .
  • Por sua vez o Cobre, ao receber um elétron sofre uma reação de redução.
  • Circuito elétrico é qualquer caminho fechado que possibilite a passagem do fluxo de elétrons, corrente elétrica.
  • O multímetro é um dispositivo de medição elétrica que reúne normalmente um ohmímetro, medidor de resistência elétrica, medidor de tensão e corrente contínua, medidor de tensão e corrente alternada, dentre outros medidores.

Onde pode ser utilizado esse post

  • Projetos e Atividades Escolares;
  • Feiras de Ciências;
  • Projetos de Ciências;
  • Diversão.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pinagem USB

Símbolos Elétricos

Tabela de Equivalência de Lâmpadas LED