Porta OR (Porta OU)

A função lógica OR (função OU), também conhecida como disjunção lógica é uma das operações básicos utilizadas em eletrônica digital. A definição da função or diz que se ao menos um dos operandos  for verdadeiro o resultado será verdadeiro.

Funcionamento da Porta OR

Como foi enunciado se um dos operandos for verdadeiro o resultado será verdadeiro. Operação ou está relacionada a operação de união da teoria dos conjuntos e normalmente adota-se o símbolo + para representar a operação da Porta OR. Definindo 1 como Verdadeiro e 0 a Falso, a expressão A+B representa um porta Lógica com duas entradas (A e B), como pode ser visto na Figura 1.

Símbolo da Porta OR (Porta OU)
Figura 1 - Símbolo da Porta OR.

Um forma de mapear as possibilidades de operação de uma função lógica é através da tabela verdade, na Tabela 1 estão representados os valores que a operação A+B pode assumir.

Tabela 1 - Tabela verdade da Porta OR.

Implementação da Porta OR em hardware 

Os diodo D1 e o D2 são as entradas da porta ou. Quando o diodo está diretamente polarizado a tensão da porta A ou B surge sobre a resistência Y. Nesse caso o resistor R1 (resistor pull-down) garante o nível lógico zero na situação de nenhum dos diodos estar conduzindo.
Figura 2 - Porta ou feita com Diodos

Porta OU com o Integrado 7432

Um forma mais prática de se obter um porta lógico ou se dá através do circuito da família TTL 7432. Esse dispositivo é composto por quatro portas lógicas de duas entradas cada, na Figura 3 está apresentada a estrutura interna do 7432 e sua respectiva pinagem.
Os pinos 14 e 7 são utilizados para alimentação do CI, por sua vez os demais pinos dão acesso as portas do lógicas do integrado. Tomando os pinos 1, 2 e 3 como exemplo podemos verificar que 1 e 2 são equivalentes as entradas A e B do exemplo anterior  e 3 a saída Y.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pinagem USB

Símbolos Elétricos

Tabela de Equivalência de Lâmpadas LED