Potenciômetro
O Potenciômetro é um componente eletrônico usada para variar a resistência, pode-se defini-lo como um tipo especial de Resistor. Ou seja, ele é uma resistência elétrica variável (resistor variável). Pode ser utilizando para medir posição, direção, corrente, tensão, etc. O Potenciômetro também serve para ajustar os valores de tensão e corrente de um circuito e dessa forma controlar o valor entrada, amplificação ou atenuação. Conforme for a aplicação tem-se resistores diferentes características, essas se devem a aspectos construtivos, sistema mecânico e as propriedades elétricas dos materiais utilizados na construção do seu elemento resistivo, veja mais sobre em Tipos de Potenciômetros.
Figura 1 - Potenciômetro de uma única volta |
O potenciômetro é uma resistência que pode ser ajusta por intermédio de um cursor, Figura 2, o qual está em contato com uma resistência ligada a dois terminais. O cursor ou contato móvel tem sua saída ligada ao Terminal Cursor. O Contato móvel do Potenciômetro se desloca do valor zero (ou resistência mínima) ao valor máximo, Figura 2.
Os símbolos do Potenciômetro são apresentados na Figura 3 (a) e (b):
Figura 2 - Potenciômentro aberto |
Figura 3 - Símbolos do Potenciômentro. |
Modificando o Valor do Potenciômetro
Em muitas aplicações não se tem o valor correto do potenciômetro necessário, ou o valor não é comercial. Para resolver esse problema basta associar um resistor (R1) em paralelo aos pinos 1 e 3 (T1). O valor de potenciômetro equivalente fica Req=(R1*T1)/(R1+T1).
Figura 4 - alterando o valor do Potenciômetro. |
Rev: 10.02.13M
Comentários
O caso é que preciso substituir um potenciometro de 20k e só encontrei fisicamente igual de 5k, o problema é que nenhum outro cabe no local.
Poderia me auxiliar nessa empreitada?
Caso essa solução não sirva escreva o modelo do seu potenciômetro de 5k para ver se eu acho um de 20k com as mesmas dimensões.
Tenho um potenciomentro deslizante de um toca discos que não acho em nenhum lugar, seu valor é b1k quatro pinos. Eu comprando um de 10k daria para fazer esse esquema de mudar o valor? Obrigadão.
basta colocar um resistor de 1k em paralelo com potenciômetro de 10k.
A Conta para obter o novo valor do potenciômetro fica:
Novo_valor=(R*10k)/(R+10k)
se R=1k, Novo_valor=909 ohms
se R=1k1. Novo_valor=991 ohms
Qual a fórmula que eu devo usar para descobrir o valor de um resistor no caso de eu ter um pot de 250k e queira baixar seu valor para 50k?
Formula para alterar (diminuir ) o valor do potenciômetro, por favor, veja a Figura 4 da postagem. Nessa Figura você tem o Potenciômetro T1 e o Resistor R1. Digamos que o novo valor desejado seja T2, então precisamos de uma expressão onde possamos calcular o valor de R1, nesse caso a equação fica:
R1=(T1*T2)/(T1-T2)
Tomando como exemplo a dúvida do leitor logo acima: T1= 250k, "quero um novo valor de 50k", ou seja, T2=50k, logo o resistor que devo colocar em paralelo com o potenciômetro (R1) é:
R1=(250k*50k)/(250k-50k)=62.5k
Até mais e qualquer dúvida é só perguntar.
Para saber como fazer isso verifique a Figura 4 - Alterando o Valor do Potenciômetro.
Também dá para usar o valor comercial de resistor de 1k1 nesse caso o potenciômetro fica com um valor de 1,04k.
roberto.andre@globo.com. abraco.
Para controlar a velocidade do motor vc pode usar um potenciômetro especial chamando Reostato. Ele suporta potências maiores que o potenciômetro, mas tem a mesma filosofia de funcionamento. Apenas fique atento que o Reostato para a corrente solicitada pelo motor, ela deve ser igual ou maior que a suportada pelo reostato.
Outra opção será utilizar um circuito eletrônico para isso, caso vc tenha interesse nessa opção posta um comentário aqui no blog.
Teria com substituir um potenciômetro de controle de tensão (analógico) por uma digital com LCD ou display?
mrbannach@me.com
Obrigado
Vilmar
sim é possível, você pode utilizar dois fios para conectar a saída do potenciômetro digital no local onde estava conectada o potenciômetro analógico. Ou fazer uma placa adaptadora.
Desculpe a amolação. Aquele outro potenciometro acabei achando o de valor 1k na Sta. Ifigenia. Vendi aqueles toca discos e comprei outros.
Pois bem, eles tb precisam de potenciometro 1K. São muito parecidos com o dos tocadiscos MK2, de 100mm. Não acho de jeito nehum.
Minha pergunta, comprei um de 10k só para fazer o teste como explicado. Ele deu o valor de 1k, só que por exemplo, no meio ele fica a 700ohms, subindo ele vai variando bem pouco e para baixo ele varia muito rápido. Não sei se vc me entendeu.
Se eu comprasse os potenciometros das MKs eu conseguiria fazer isso? Tenho medo de não dar certo pois eles são muito caros. Vc faria para mim? qualquer coisa meu contato é mrvilasboas@yahoo.com.br .
Tenho o esquema elétrico dos toca discos.
Abração e desculpe o texto longo.
Obrigado pela sua atenção.
meu nome é Fernando Larrosa, estou fazendo um dosador de cloro para meu aquário. Comprei um motor de 12V, um redutor de 60 r.p.m., liguei numa fonte de video 12DC 1A,liguei na bomba que tem temporizador e funciona bem, porém manda muito produto,
Pergunta: Posso colocar um potenciômetro ou reostato para diminuir a velocidade do motor?
Ou como seria esse circuito eletrônico que você comentou no dia 5 de julho de 2013?
Meu dosador manda 20 ml quando liga, eu quero que mande 3 ml. Desde já agradeço sua atenção.
Cordialmente
Fernando Mario Larrosa Briano
larr037txusa@ig.com.br
Porto Alegre RS
Não consigo achar um potenciômetro log, duplo, com chave de 1,3M. Posso usar maior (se achar no mercado) com uma resistência em paralelo? Ou um menor (só encontro de 1M) sem resistência em série? Afeta muito o resultado final? Queima, aguenta o tranco ou é pane na certa. Pergunto por achar que jamais usaria o volume no limite máximo. Mas.....
Amigo estou com um potenciômetro 100k marca Alps, preciso dele com 20k me dá uma força e me passa como fazer... qualquer coisa me manda por e-mail: almir@pastoralmir.com muito obrigado desde já!
qual seria a corrente que seu motor consome? Você poderia usar uma fonte com uma tensão menor, mas só testando para chegar ao valor correto, tenta uma fonte de 5 volts para começar.
Att
Mauro
não, você precisa saber o valor e se seu potenciômetro é linear ou logaritmo.
obrigado pela atencao de todos..
me ajudem por favor.
No software PICAXE programming como é que eu consigo associar um sensor de temperatura (DALLAS 18B20) a um potenciómetro que serve como regulador?
O micro controlador utilizado é o 18M2
desde já obrigado
Comprimentos
Muito grato.
Tenho formacao basica de electronica, arregacei as mangas e p (leigo) mas pôs maos á obra e montei um amplificador, mas agora nao sei aonde por o potenciometro nem q valor!!!!
Agradecia que me desse esta resposta.
E-mail jowmart@gmail.com
Aguardo
Basta utilizar um resistor (R1) de 1k1 ou 1k2.