Diodo Zener
Figura 1 - Diodo Zener |
Processo de Fabricação do Diodo Zener
Os diodos do tipo zener são dispositivos semicondutores de dois terminais com uma Junção PN muito maior que o diodos convencionais, pois a operação na região reversa decorrente em uma dissipação maior de potência. Também o nível de dopagem no semicondutores do tipo P e N que forma a junção PN é maior, a fim de diminuir a tensão de avalanche. Esses dispositivos também são chamados de Diodos de Referência ou Diodo de Avalanche.
Funcionamento do Diodo Zener
Os diodos quando reversamente polarizados possuem um corrente de fuga divido aos portadores minoritários, porém essa corrente tem valores muito pequenos para serem consideradas. Entretanto quando a diferença de potência entre os terminais do diodo reversamente polarizado atingem uma valor da tensão de ruptura, ocorre um aumento abruto da corrente reversa e a destruição do dispositivo devido a elevada dissipação de energia (efeito Joule). Nos diodos zener corre a mesma coisa porém esse componente semicondutor é fortemente dopado o que torna a tensão de ruptura (Vz) bem menor que nos diodos convencionais (zona de trabalho, Figura 2), da mesma forma a área da junção é aumentada o que facilita a dissipação da potência.
Figura 2 - Curva característica do diodo zener |
Iz : corrente do Zener
Circuito com Diodo Zener
A bateria é responsável por fornecer a energia do circuito composto pelos Resistores R e Rc e o Diodo zener. O Resistor R tem a função de limitar a corrente Iz a valores designados pelo fabricante e o resistor Rc é a carga.
Figura 3 - Circuito com Diodo Zener |
Efeito de zener
Ao polarizar um diodo zener com uma tensão reversa igual a Vz há o rompimento das ligações covalentes no semicondutor, esse efeito se chama ruptura zener e depende do grau de dopagem do material semicondutor.
Com o aumento da tensão reversa sobre o diodo também a um aumento da velocidade das cargas elétrica no semicondutor. Esse aumento de velocidade faz com que os choques dos elétrons livres contra a rede cristalina produz energia suficiente para libertar elétrons da camada de valência (ionização). O Elétron que foi libertado também é acelerado libertando outros elétrons, isso da origem a uma reação em cadeia conhecida com efeito avalanche.
Veja também:
Tabela de diodo Zener
Comentários