Tutorial para Iniciantes - Arduino Mega Primeiros Passos

Publico Alvo desse Tutorial

Esse tutorial visa atender os usuários iniciantes no mundo do Arduino, mais especificamente na utilização da Placa do Arduino Mega 2560 em ambiente Windows.

O que é o Arduino?

Arduino é um plataforma de hardware livre. Como ela os usuário tem acesso a um ambiente de prototipagem que inclui um microcontrolador da Atmel e os circuitos necessários para seu funcionamento, tudo isso em um única placa. O fácil acesso e a identificação da função de cada pino deve ser mencionado, ver Figura 1.

Existem uma considerável quantidade de placas denominadas como Arduino, além de uma infinidade de clones. Detre as placas pode-se destacar Arduino: Mini, Nano, Due e Mega, dentre outras. Neste tutorial será estudado o Arduino Mega 2560.

O Arduino Mega 2560

O Arduino Mega 2560 é um placa que utiliza o microntrolador ATmega2560 da Atmel. Esse microcontrolador possuí 54 pinos, divididos entre entradas e saídas digitais, entradas analógicos, PWM e portas de comunicação.

Figura 1 - Placa do Arduino Mega 2560.

Informações detalhas sobre o Arduino Mega 2560

Como Instalar o Ambiente de Desenvolvimento para Arduino

Para começar a desenvolver suas aplicações com Arduino será necessário utilizar um ambiente de desenvolvimento, nesse caso denominado como IDE (Ambiente de Desenvolvimento Integrado). A IDE do Arduino permite que seja que o código seja digitado, a sintaxe verificada, a compilação, gravação e debug. A linguagem de programação utilizada no Arduino está baseada em C/C++, mas não se preocupe isso será visto passo a passo nas próximas postagens.

1) Baixe a IDE do Arduino aqui;

2) De um duplo clique sobre o arquivo baixado: arduino-x.x.x-windows.exe (o x-x-x depende da versão atual);

3) Conecte sua placa a USB, ela é alimentada pela própria USB;

4) O Windows irá detectar o novo hardware e deverá instalar o driver do Arduino Mega 2560;

5) Verificando em qual porta o Arduino foi instalado: no Windows clique em Iniciar; clique com o botão direto do mouse sobre Computador, Propriedades, Gerenciador de Dispositivos, surgira uma tela parecida com a da Figura 2;

6) Em Portas (COM e LPT) deve existir um entrada "Arduino Mega 2560 (COMx)", onde o x poderá ter um valor diferente em seu computador, anote essa porta, caso vc não a encontre aguarde alguns instantes, pois o Windows ainda pode estar instalado o driver;

7) Abra o software do Arduino, clique em Ferramentas e selecione a placa "Arduino Mega or Mega 2560", ver Figura 3;
Figura 3 - Selecionando a Placa - "Arduino Mega or Mega 2560".

8) Verifique se a porta está corretamente selecionada, Ferramentas, Porta: selecione a porta (COMx) que vc verificou no Gerenciador de Dispositivos, ver Figura 4;

Figura 4 - Selecionando a Porta.

Tudo pronto! Parabéns!


ver0 L2

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pinagem USB

Tabela de Equivalência de Lâmpadas LED

Símbolos Elétricos