Transistor

História do Transistor

O transistor é o mais popular dos semicondutores, designando um grande faixa de dispositivos eletrônicos. O primeiro Transistor foi inventado por John Bardeen e Walter Houser Brattain nos laboratórios da  Bell Telephone em 1947.


Figura 1 - Inventores do Transistor: (a) John Bardeen e (b) Walter Houser Brattain

O transistor é um dispositivo semicondutor que pode ser utilizado com um interruptor ou amplificador, esses dois modos de operação distintos são a base de um gigantesco número de topologias com as mais diversas funções. Bradeen e Brattain inicialmente chamaram o transistor de resistor de transferência  (transfer resistor).
Figura 2 - Replica do primeiro transistor.

Tipos de transistores

Existe um infinidade de modelos de transistores. No que diz respeito ao tipo de portadores de carga existem dois grupo de transistores: os Unipolares e os Bipolares. Os transistores bipolares tem dois tipos de portadores de cargas envolvidos na condução de corrente (elétrons e lacunas). Por sua vez os Unipolares apresentam um dos portadores de carga como mecanismo de condução, Figura 3.
Figura 3 - Tipos de transistores 

Os transistores bipolares podem ser do tipo NPN ou PNP. Já os transistores unipolares podem ser MOSFET ou JEFET, esse ultimo pode ser Canal P ou Canal N, dependendo apenas do portador de carga que é utilizando na condução da corrente. Os MOFET pode ser do tipo Depleção (Canal P e Canal N) ou Enriquecimento (Canal P e Canal N). Todas essa combinações permitem que os unipolares tenha um grupo formado por seis tipos diferentes de transistores, enquanto que os bipolares são de dois tipos apenas.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pinagem USB

Símbolos Elétricos

Tabela de Equivalência de Lâmpadas LED