Muitas vezes o grande desafio em nosso projetos está na confecção da placa de circuito impresso, para resolver esse problema utilizando uma técnica de qualidade considerável e que pode ser a solução para projetos simples e de orçamento reduzido.

Das muitas técnicas para a confecção de placas de circuito impresso que tentei a transferência via calor do layout de uma impressão laser para a placa de circuito impresso foi a mais adequada e barata.

Material usado para Fazer a Placa de Circuito Impresso em Casa

O que eu preciso para fazer placa em casa utilizando transferência de toner:
  • Placa de circuito impresso virgem, Figura 1,
  • Folhas de Papel Couchê, esse papel é muito fácil de ser encontrado,
  • Impressora a laser;
  • Percloreto de ferro;
  • Ferro de passar roupa;
  • Lã de aço Bombril ou de qualquer outra marca;
  • Álcool, de preferência Isopropílico;

Limpeza do Placa

A placa de circuito impresso virgem de Fenolite ou fibra de vidro  pode ser utilizada para receber o desenho da circuito.
Figura 1 - Placa de circuito impresso virgem

Limpeza da placa circuito impresso utilizando álcool comum, detergente ou álcool isopropílico (dar preferência a esse último). O objetivo de limpar a placa está na remoção de qualquer substância que possa impedir o percloreto de remover o cobre da placa de circuito impresso. A remoção da toner de uma placa pode ser feita utilizando lá de aço.

Figura 2 - Limpeza da Placa de Fenolite ou Fibra

Impressão do Desenho da Placa de Circuito Impresso

Estou partindo do princípio que você já tenha feito o layout da placa de circuito impresso em um software para desenhar placas, eu normalmente uso o Layout Plus da Cadence, mas existem outras alternativas Freeware como o EAGLE PCB da CadSoft. Configure a impressão da placa, mas não esqueça de espelhar o seu desenho, se vc esquecer de espelhar desenho da placa de circuito impresso sua placa ficar ao contrário. Quanto a resolução, utilize a máxima que a impressora permitir, 3000 dpi se mostrou muito bom para trilhas de até meio milímetro. Também é muito importante mandar reforçar o preto. Coloque a folha de Papel Couchê e mande imprimir, utilize o lado brilhante da folha na impressão.

Figura 3 - Desenho da Placa de Circuito Impresso na folha de Papel Couchê.

Transferência do Desenho para Placa de Circuito Impresso

Cole o desenho da placa de circuito impresso na placa de fenolite utilizando fita adesiva, o lado do desenho (toner) fica face a face com a região cobreada da placa. Então basta utilizar um ferro de passar roupa a mais ou menos 200 graus e passar sobre a folha de papel, nesse instaste o toner aderea superfície de cobre. O tempo para uma aderência prefeita depende muito do ferro de passar roupa, tem gente que passa por 12 segundos eu prefiro passar um pouco mais, meu conselho é: treine, treine e domine essa etapa, ela é a mais crítica.
Figura 4a - Prendendo a folha de papel na placa de Fenolite


Figura 4b - Transferência do desenho para placa de Fenolite.

Se você ficar muito tempo passando o ferro na placa, ou usar em uma temperatura muito alta o ferro aparecerão bolhas no cobre.

Remoção da Folha de Papel Couchê

Depois de ter aplicado calor sobre o "sanduíche" formado pela  folha de papel couchê e a placa de circuito impresso virgem vem o momento de remover a folha de papel, para tanto basta mergulhos na água e cuidadosamente ir retirando a folha de papel. Você também pode ir esfregando a folha com a mão até ela se desmanchar.
Agora basta passar uma lã de aço sobre lado da placa com cobre para remover o toner furar e montar seu circuito e qualquer duvida é só perguntar.





6 comentários

  1. Anônimo // 13 de fevereiro de 2013 17:40  

    Muito boa a explicação. Só acho que faltou explicar a etapa do ataque químico com percloreto de ferro.

  2. Mauro // 13 de fevereiro de 2013 17:52  

    Obrigado pela sugestão, vou reescrever a parte do percloreto.

  3. Cesar // 6 de março de 2014 15:57  

    Caro Mauro:

    Grande tutorial! Obrigado e parabéns!!!
    Uma dúvida: preciso fazer uma plaquinha com trilhas em ambos os lados (dupla face). Alguma dica? Depois de decalcar o desenho em um lado, é seguro fazer o decalque do outro lado ou o aquecimento da placa vai melecar todo o trabalho?
    Abraço

  4. luis augusto castro // 24 de junho de 2014 08:12  

    tenho aquelas prenssas de blusas auechega a 200graus seracque dar certo pois preciso fazer varias placas de uma so vez
    luisaugustocastro@hotmail.com

  5. JuliusDroid // 23 de agosto de 2014 00:26  

    Olá! Bom tutorial. Como já citaram, faltou a parte da corrosão da placa.
    Eu já fiz com sucesso essa técnica utilizando folhas de transparência próprias para fotocópia. A diferencça é que, entre o ferro de passar e a transparência coloquei uma folha de papel comum, para não queimar a transparência.
    Uma dica para tentar fazer uma placa dupla face usando a transparência é: primeiro - realizar a técnica deste tutorial para uma das faces da placa. Remover cuidadosamente a folha de transparência da placa de cobre. Cobrir o lado que ainda estará virgem com uma tinta resistente a água e efetuar a corrosão da placa com o cloreto férrico (percloreto). Um detalhe importante é na hora de desenhar o layout deixar três pontos de referência (furos) que não façam parte do circuito. Uma vez tendo a placa já corroída de um lado, fure os três pontos de referênia que serão usados no alinhamento das duas faces. Agora, remova a tinta da face virgem e pinte a face já corroída com o mesmo tipo de tinta. Utilize os furos para alinhar o posicionanto da transparência do verso da placa. Você pode furar a transparência também para ajudar a alinhar com os furos da placa (com alfinetes, por exemplo).
    Com a transparência alinhada, fixe-a à placa com fita adesiva (tipo crepe para suportar melhor o calor) e remova os alfinetes. Por fim proceda com a transferência do desenho para a placa e posterior corrosão.
    Espero ter ajudado.
    Se alguém se interessar por maiores detalhes manda pergunta que tetarei ajudar.
    Boa sorte e não desista enquanto não acertar. No início é um pouco difícil.

  6. JuliusDroid // 23 de agosto de 2014 00:29  

    Luis Augusto, deve ficar bom sim! Sei que com Silk fica muito bom.

Seguidores

Eletrônica em Vídeo