Retificador de meia onda

Introdução

Os retificadores com diodos são circuitos eletrônicos utilizados para transformador a energia alternada, ou Corrente Alternada C.A. em Corrente Contínua C.C. Existem três tipos de circuitos retificadores:

  • Retificadores de Meia Onda;
  • Retificadores de Onda Completa utilizando transformador com derivação central;
  • Retificadores de Onda Completa em ponte.
A energia elétrica que chega até as casas está na forma de uma senoide de onda com frequência de 50 ou 60Hz, grande parte dos equipamentos eletrônicos fazem uso de tensão contínua para sua alimentação, em todos esse circuitos se utiliza retificadores.

Retificadores de Meia Onda

O circuito retificador a diodo mais simples que pode ser construído é denominado com Retificador de Meia Onda, Figura 1. Esse circuito utiliza apenas um diodo retificador, esse dispositivo conduz durante o semiciclo positivo, no semiciclo negativo o Diodo entra em bloqueio, ficando reversamente polarizado. 
Retificador de Meia Onda
Figura 1 - Retificador de Meia Onda
A frequência de saída dos retificadores de meia onda é igual a frequência de entra, já nos circuitos retificadores de onda completa a frequência de saída é igual a dobro da frequência de entrada. Em relação ao custo os retificadores que utilizam apenas um diodo chegam a custar 4 vezes menos, que os de onda completa. Umas das grandes desvantagens desse desse tipo de topologia de retificador está na necessidade de utilização de capacitores maiores, já o que nível de oscilação corrente de saída é maior que dos seus concorrente.

A tensão de saída dos retificadores de meia onda é 45% da tensão de valor eficaz da entrada, isso torna esses circuitos interessantes em aplicações onde deseja-se baixar a tensão de entrada se emprego direto de transformadores.


O valor de pico da tensão de saída será igual ao valor eficaz multiplicado por raiz de dois:

Agora que já sabemos a teoria sobre retificadores de meia onda podemos aprender sobre Como simular um retificador meia onda.

Rev 13/05/13M

Comentários

morenonit disse…
Ola alguém poderia me explicar como eu faço um projeto de uma fonte de alimentação linear com as seguinte características:
a)onda completa
b)com o desenho do esquema
c)calculo do capacitor de filtragem
d)valores comerciais de tensão e capacitância
e)colocar as unidades nos cálculos
f)informar(calcular) o percentual de Ripple.
1)tensão 12V corrente 1500mA
2)tensão 9V corrente 500mA
3)tensão 6V corrente 1000mA

Postagens mais visitadas deste blog

Pinagem USB

Tabela de Equivalência de Lâmpadas LED

Símbolos Elétricos