História da Engenharia Elétrica

A história da engenharia elétrica se deve a pessoas que dedicaram suas vidas a construir um mundo onde os elétrons são o carro chefe. Esses cientistas são físicos, matemáticos, e engenheiros. As descobertas por eles propiciadas construíram essa ciência ao longo da história da humanidade. Desses pode-se destacar:

  • William Gilbert – médico inglês que viveu entre 1544 e 1603, foi um dos primeiros pesquisadores no campo da eletricidades e do magnetismos. Sua principal publicação é intitulada “De Magnete ”, um tratado publicado em 1600 abordando o magnetismo. 
William Gilbert

  • Charles A. Coulomb – foi um engenheiro e físico francês que viveu entre 1736 e 1806. Seu nome está associado a carga elétrica (dando nome a sua unidade e descrevendo uma das leia que a regem, lei de Coulomb). 
Charles A. Coulomb

  • James Watts - engenheiro e matemático escocês que viveu entre 1736 e 1819, conhecido pela aperfeiçoamento da maquina a vapor e por dar nome a unidade de potência. 
James Watts 

  • Alessandro Volta - foi um físico itálico que vivou entre 1745 e 1827. Inventou a primeira pilha, a qual leva seu nome, também foi um percursor dos estudos de eletroquímica. Seu nome é associado a unidade elétrica fundamental, volt.
Alessandro Volta


  • Hans Christian Oersted – foi um químico e físico dinamarquês, sua contribuição estão relacionadas a descoberta da uma relação intrínseca entre eletricidade e magnetismo, mais especificamente a criação de campos eletromagnéticos relacionados a circulação de correntes elétricas em condutores.
Hans Christian Oersted


  • André Marie Ampère – foi um matemático, físico e filosofo francês que viveu entre 1775 e 1836. Suas principais contribuições estão relacionadas ao eletromagnetismo. As relações entre corrente elétrica e campo magnético permeiam seu trabalho. Devido as suas contribuições a unidade da corrente elétrica, no sistema internacional, recebe seu nome.
André-Marie Ampère



  • Georg Simon Ohm – foi um físico e matemático alemão que viveu entre 1789 e 1854. Suas contribuições relacionadas a estudo da condução de corrente em circuitos são de grande relevância até hoje. A lei de ohm relaciona a corrente elétrica em um condutor e tensão aplicada com uma grandeza denominada resistência elétrica. A unidade internacional de resistência elétrica leva seu nome.
Georg Simon Ohm 


  • Michael Faraday – foi um dos mais notáveis experimentalistas da história da ciência. Viveu entre 1791 e 1867. Sua principal contribuição no campo da engenharia elétrica foi a descoberta da indução eletromagnética. Também teve um carreia extraordinária na química, sendo o criado da eletroquímica.
Michael Faraday



  • Joseph Henry – cientista norte americano com notáveis contribuições da área da eletricidade, algumas feitas ao mesmo tempo em que Faraday, porém sem o devido credito a Henry por Faraday ter as publicado primeiro. Sua principal contribuição foi a descoberta a autoindução, fenômeno que descreve o principio de funcionamento do transformador. Viveu entre 1797 e 1898.
Joseph Henry

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pinagem USB

Símbolos Elétricos

Tabela de Equivalência de Lâmpadas LED