Símbolos Elétricos

Abaixo uma coleção dos principais símbolos elétricos utilizados no dia a dia. Esta coleção de símbolos é muito completa contando com elementos de comando, símbolos de componentes eletrônicos, pneumática e elétrica. A representação gráfica dos componentes está distribuída em quatro tabelas que seguem.

A Tabela 1 conta com os seguintes Símbolos Elétricos: eletroválvula, Bobina de Rele, Seccionador ou Disjuntos,  Contato de fim de curso, Mufla Terminal, Chave Geral, Disjuntos Triplo Termoeletromagnético, Capacitor, Capacitor eletrolítico, Diodo Led, Fusível, Disjuntor unipolar, Contato de Termostato, Indicador de Fator de Potência, Diodo com Derivação, Diodo Zener, Diodo Semicondutor e Transformador de Corrente. 
Símbolos Elétricos
Tabela 1

A Tabela 2 é composta pelos seguintes Símbolos Elétricos: Seccionadora Fusível, Amperímetro, Lâmpada, Disjuntor, Buzina, Sirene, Relé com Retardo para Operar, Bobina Comando com dois Enrolamentos, Relé Elétrico de Sobrecorrente, Rele de Subtensão, Trafo de Corrente, Relé com Retardo para Operar e Voltar ao Repouso, Relé de Operação Lenta, Relé Com Remanência, Rele Elétrico de Curto Circuito, Chave Geral, Relé Térmico, Trafo de Potência, Relé de Retardo Desenergizado, Controlador de Temperatura, Sensor de Proximidade, Ponte Retificadora e Chave Comutadora.
Tabela 2

A Tabela 3 é composta pelos seguintes Símbolos Elétricos: Disjuntor Unipolar com Relé, Transformador de Tensão, Lâmpada Fluorescente, Lâmpada no Teto, Bobina de Reatância, Transformador de Corrente Duplo,  Voltímetro, Comando por Motor, Interruptor de Pedal, Contato NA fim de Curso, Lâmpada Fluorescente, Sensor e Contato NF fim de Curso.

Tabela 3

A Tabela 3 é composta pelos seguintes Símbolos Elétricos: Terra, Tomada de Plugue, Contato de Pressostato, Sensor, Contato NA/ Controlador de Temperatura, Terminal de Conexão, Contato NA fim de Curso, Fusível, Resistor, Resistência, Fusível de Proteção, Tomada Alternada, Temporizador NF de Repouso, Temporizador NA de Repouso, Contato NA, Contato NF, Botão Comando NF, Botão Comando NA, Contato NF Temporizador, Contato NA Temporizador, Iluminação Teto, Disjuntor, Disjuntor e Botão Emergência.

Tabela 4

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pinagem USB

Tabela de Equivalência de Lâmpadas LED