Retificador de onda completa

Os retificadores tem por função transformar a corrente alternada (CA) em corrente contínua (CC), esse processo consiste em manter os elétrons se deslocando em um mesmo sentido CC, ao contrário do que ocorre quando se tem corrente alternada, caso em que os elétrons se deslocam ora em um sentido ora em outro. Além disso, existem diversas tecnologias de retificação, das quais pode-se citar eletromecânica e eletrônica, nesse caso utiliza-se diodos semicondutores. No que se refere a retificação eletrônica existem retificadores controlados e não controlados, dentro do grupo dos retificadores não controlados exitem os retificadores de meia onda e os retificadores de onda completa, esses ainda se dividem em dois subgrupos que serão o objeto de estudo desse post.

Tipos de Retificadores de Onda Completa

Os retificadores de onda completa pode ter dois ou quatro diodos. Quando emprega-se dois diodos esse retificadores também são conhecidos como retificadores com transformador de derivação ou tap central, Figura 1.


Figura 1 - Retificador Ponte Completa com dois Diodos

Na Figura 2 é mostrado o retificador de onda completa com quatro diodos, esse retificador dispensa a uso de transformador como foi mostrado na Figura 1, porém utiliza um número maior de diodos.
Figura 2 - Retificador Ponte Completa com quatro Diodos

Comentários

Anônimo disse…
Porque este retificador de onda complete com quatro diodos dispense transformador, e se precisar de uma tensao 12 volts ?



Postagens mais visitadas deste blog

Pinagem USB

Símbolos Elétricos

Tabela de Equivalência de Lâmpadas LED