Introdução

Montar um indicador de carga da bateria é muito fácil e pode ser feito utilizando componentes de sucata ou mesmo dispositivos novos, já que todos componentes são de baixo custo. Esse indicador de carga de bateria pode ser utilizando em aeromodelismo, circuito armazenadores de energia (fontes renováveis e nobreaks caseiros), ou indicar o estado da bateria de seu carro. 

Princípio de Funcionamento e Circuito

O princípio de funcionamento do circuito é muito simples o LED D1 é colocado em série com o diodo e o resistor R1 e serve para indicar que a bateria está descarregada, por esse motivo o LED D1 deve ser vermelho. No caso da bateria estar carregada a sua tensão atinge um valor superior a 12 volts, o diodo zener Z3 entra em condução acionando dessa forma o transistor TR1 e acendendo o LED D2 (Verde). O circuito formado por R3, Z1, Z2, R4 e TR2 serve para indicar que a bateria está sendo carregada. 

Circuito do Indicador de Bateira Carregada para Carro.

Lista de Componentes:

  • R1 e R4 10k;
  • R2 470;
  • R3 100;
  • R5 680;
  • D1, D2 e D3 LED;
  • Z1, Z2 6,8V 1/2W;
  • Z3 11V 1/2W;
  • TR1 e TR2 BC548 ou BC547 (transistor NPN).

Placa de Circuito Impresso

Como o circuito é bem simples, por isso a placa de circuito impresso pode ser feita utilizando caneta de retroprojetor ou a técnica utilizado impressor a laser e ferro de passar roupa, veja o post: Fazendo placa de circuito impresso em casa.

Layout e disposição dos componentes da Placa de Circuito Impresso do Indicador de Carga de Bateria Automotiva.

16 comentários

  1. Anônimo // 24 de outubro de 2012 11:05  

    Pessoal preciso de uma ajuda. Estou motando esse circuito e preciso inserir no circuito um capacitor. Consegue me ajudar o melhor lugar sem influenciar no sistema? Ou adicionar alguma coisa a mais usando capacitor?

  2. Gustavo // 15 de dezembro de 2012 02:02  

    funciona com uma bateria de 3,7v obg

  3. Superdrigo // 11 de janeiro de 2013 12:23  

    Olá amigo... o componente D4 o que seria?

  4. Superdrigo // 11 de janeiro de 2013 12:24  

    Olá amigo, O que seria o componente D4?

  5. Anônimo // 23 de março de 2013 10:54  

    Superdrigo, logo se ve que vç não conheçe quase nada de componentes de eletronica. O componente que vç pergunta é um diodo simples (1N4007)ou outro similar qualquer, diferente dos diodos zener do circuito. Qualquer duvida me pergunte, se eu souber lhe respondo... bruxo.mau@bol.com.br

  6. profilines // 5 de abril de 2013 16:54  

    olá amigo o D4 é um diodo pode ser o 1n4002 0u mesmo 1n4141

  7. Djeine A. Dalla Corte // 15 de maio de 2013 10:06  

    Tanto faz utilizar o 1n4002 ou 1n4148

  8. César // 2 de novembro de 2013 17:52  

    Olá, esse circuito funciona com uma bateride de 14.8v?

  9. marcelo // 4 de abril de 2014 13:31  

    Mesmo circuito funcionaria para checar a carga em uma bateria 6v 12A? Pois no caso utilizaria somente o led de carga total (que no meu caso é o que interessa)

  10. Anônimo // 13 de abril de 2014 19:52  

    Cara eu acho que é um diodo só não sei o valor dele, o cara não diz

  11. Anônimo // 13 de abril de 2014 20:03  

    Pessoal sou eu estou iniciando na eletrônica e não entendi como interpretar o desenho dos transistores, alguém poderia me dizer o que parte do desenho é coletor que parte é base e que parte é emissor.

    Desde já agradeço

  12. PAULINHO // 11 de julho de 2014 07:40  

    Cara eu montei este circuito, porém houve um mau funcionamento. O LED que indica que esta sendo carregada (AMARELO) funciona normalmente, já o LED que indica que está descarregada(VERMELHO) permanece ligado em quaisquer situações, por outro lado, o LED que indica que a bateria está carregada(VERDE) não funciona. Alguma dica?

  13. Anônimo // 31 de julho de 2014 14:36  

    Ola Pessoal!
    Vou montar um circuito desse tipo, porem, preciso saber quando a tensão esta abaixo de 15v.
    Sendo assim, alguém sabe me dizer quais componentes altero para obter esse resultado?

  14. Anônimo // 31 de julho de 2014 14:41  

    Ola Pessoal!
    Vou montar um circuito desse tipo, porem, preciso saber quando a tensão esta abaixo de 15v.
    Sendo assim, alguém sabe me dizer quais componentes altero para obter esse resultado?

  15. Aldflank lima da silva // 28 de novembro de 2014 13:40  

    eu incrementei um led com um zever de 13v pois uma bateria super carregado e 14.4 porem meu carregador de carga lenta não conseguira atingir esse limite de 14.4 e demora anoite toda e também coloquei um rele com um zener de 13v também ai quando chegar a tenção de conduçao ele arma e desliga o carregador que esta ligado no NA do rele

  16. Anônimo // 14 de dezembro de 2014 07:23  

    Pode ser usando no + e - da bateria carregando ? Ou tem q usar fora do carregador. ?

Seguidores

Colaboradores

Eletrônica em Vídeo