Inversor em Ponte Completa (full-bridge)

Inversor

O inversor é um tipo circuito eletrônico que permite transformar tensão contínua em tensão alternada, Figura 1. Podem ser utilizados para sintetizar corrente senoidais e outras formas de onda. Os inversores são utilizados em nobreaks, onde utiliza-se uma bateria como fonte Vcc. Também pode ser utilizados para acionar motores, em reatores eletrônicos para lampadas, amplificadores digitais de som (PWM) etc.

Inversor
Figura 1 - Inversor.

Inversor em ponte completa

A tensão alternada (Vca) é conseguida alternando a polaridade de uma fonte de tensão contínua (Vcc), através de chaves semicondutoras. Os principais dispositivos que pode ser utilizados nos braços inversores são: MOSFET, IGBT, TBJ, GTO, IGCT e Tiristor. A seleção dos dispositivo mais adequado a ser utilizado como chave semicondutora depende do nível de tensão, corrente e frequência de trabalho do inversor, isso vale tanto para inversores em ponte completa (full-bridge), como inversores em meia ponte (half-bridge).

Inversor em Ponte Competa (full-bridge)
Figura 2 -Inversor em Ponte Competa (full-bridge).

Funcionamento de um inversor em ponte completa 

Como pode ser visto na Figura 2 o inversor em ponte completa é composto por 4 semicondutores de potência (S1, S2, S3 e S4), uma fonte de tensão C.C. (Vcc), essa fonte normalmente é um capacitor eletrolítico de valor adequando: -esse adequando significa que a tensão em seus terminais não vária acima de um valor predeterminado, (ripple).  O conversor em ponte completa é constituído por dois braços inversores (ou pernas inversoras), S1 e S3 formam um braço, enquanto S2 e S4 forma o outro braço.  Quando as chaves S1 e S4 são acionadas a corrente flui na carga da esquerda para direita, por sua vez quando S1 e S4 são desligadas e S2 e S3 são acionadas a corrente flui da direita para a esquerda, é dessa foram que se consegue alternar a polaridade da fonte de tensão CC (Vcc) nos terminais da carga.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pinagem USB

Símbolos Elétricos

Tabela de Equivalência de Lâmpadas LED