Potenciômetro

O Potenciômetro é um componente eletrônico usada para variar a resistência, pode-se defini-lo como um tipo especial de Resistor. Ou seja, ele é uma resistência elétrica variável (resistor variável). Pode ser utilizando para medir posição, direção, corrente, tensão, etc. O Potenciômetro também serve para ajustar os valores de tensão e corrente de um circuito e dessa forma controlar o valor entrada, amplificação ou atenuação. Conforme for a aplicação tem-se resistores diferentes características, essas se devem a aspectos construtivos, sistema mecânico e as propriedades elétricas dos materiais utilizados na construção do seu elemento resistivo, veja mais sobre em  Tipos de Potenciômetros.  

Figura 1 - Potenciômetro de uma única volta
Funcionamento de Potenciômetro
O potenciômetro é uma resistência que pode ser ajusta por intermédio de um cursor, Figura 2, o qual está em contato com uma resistência ligada a dois terminais. O cursor ou contato móvel tem sua saída ligada ao Terminal Cursor. O Contato móvel do Potenciômetro se desloca do valor zero (ou resistência mínima) ao valor máximo, Figura 2.
Figura 2 - Potenciômentro aberto
Os símbolos do Potenciômetro são apresentados na Figura 3 (a) e (b):
Figura 3 - Símbolos do Potenciômentro.
Modificando o Valor do Potenciômetro
Em muitas aplicações não se tem o valor correto do potenciômetro necessário, ou o valor não é comercial. Para resolver esse problema basta associar um resistor (R1) em paralelo aos pinos 1 e 3 (T1). O valor de potenciômetro equivalente fica Req=(R1*T1)/(R1+T1). 
Figura 4 - alterando o valor do Potenciômetro.
Rev: 10.02.13M

Comentários

Ricardo Campos disse…
Como faço pra aumentar o valor de um potênciometro, pois no exemplo acima só conseguirei diminuir a resistência.
O caso é que preciso substituir um potenciometro de 20k e só encontrei fisicamente igual de 5k, o problema é que nenhum outro cabe no local.
Poderia me auxiliar nessa empreitada?
msr4k disse…
Olá Ricardo, aumentar a tamanho da resistência do potenciômetro só é possível se vc colocar um resistor em sério, o problema é que seu potenciômetro nunca chegaria a zero, ficária assim: P+R, onde P=5k (essa parcela vc varia) e R=15k (essa parcela é fixa), seu potenciômetro seria de 15-20k, ao invés de 0-20k.
Caso essa solução não sirva escreva o modelo do seu potenciômetro de 5k para ver se eu acho um de 20k com as mesmas dimensões.
Mauro disse…
Oi xará. tudo bem?

Tenho um potenciomentro deslizante de um toca discos que não acho em nenhum lugar, seu valor é b1k quatro pinos. Eu comprando um de 10k daria para fazer esse esquema de mudar o valor? Obrigadão.
msr4k disse…
Olá Mauro,
basta colocar um resistor de 1k em paralelo com potenciômetro de 10k.
A Conta para obter o novo valor do potenciômetro fica:
Novo_valor=(R*10k)/(R+10k)
se R=1k, Novo_valor=909 ohms
se R=1k1. Novo_valor=991 ohms
Anônimo disse…
Fala Mauro,

Qual a fórmula que eu devo usar para descobrir o valor de um resistor no caso de eu ter um pot de 250k e queira baixar seu valor para 50k?
msr4k disse…
Olá, blz!!
Formula para alterar (diminuir ) o valor do potenciômetro, por favor, veja a Figura 4 da postagem. Nessa Figura você tem o Potenciômetro T1 e o Resistor R1. Digamos que o novo valor desejado seja T2, então precisamos de uma expressão onde possamos calcular o valor de R1, nesse caso a equação fica:
R1=(T1*T2)/(T1-T2)

Tomando como exemplo a dúvida do leitor logo acima: T1= 250k, "quero um novo valor de 50k", ou seja, T2=50k, logo o resistor que devo colocar em paralelo com o potenciômetro (R1) é:
R1=(250k*50k)/(250k-50k)=62.5k

Até mais e qualquer dúvida é só perguntar.
Anônimo disse…
Muito obrigado, Mauro! Show de bola! Acabei de fazer um programinha que calcula tudo (valor desejado de novo pot, resistores em serie e paralelo). Eu já tinha as outras 2 fórmulas e só faltava essa. Programa testado e finalizado! Obrigado de novo!
BOA NOITE AMIGO, POSSUO UM TOCA DISCOS GEMINI, MAS NÃO CONSIGO ACHAR O POTENCIÔMETRO DESLIZANTE DO MESMO QUE É DE 1K, GOSTARIA DE SABER SE TEM COMO TRANSFORMAR UM POTENCIÔMETRO DE 10K EM 1K? FICAREI MUITO AGRADECIDO.
msr4k disse…
DJ Vergalha, basta colocar um resistor de 1k1 em paralelo com o potenciômetro.
Para saber como fazer isso verifique a Figura 4 - Alterando o Valor do Potenciômetro.
Anônimo disse…
AMIGO, POSSUO UM TOCA DISCOS AMERICAN DJ MAS NÃO CONSIGO ACHAR O POTENCIÔMETRO DESLIZANTE DO MESMO QUE É DE 1K, GOSTARIA DE SABER SE TEM COMO TRANSFORMAR UM POTENCIÔMETRO DE 22KA DO TOCA DISCO TECHNICS EM 1K? FICAREI MUITO AGRADECIDO. ANDERSON

Mauro dos Reis disse…
Em relação ao "TOCA DISCOS AMERICAN DJ" o potenciômetro de 22k pode ser alterado para 1k colocando em paralelo um resistor de 1k (conforme a Figura 4 do post).Nesse caso a resistência equivalente fica 957 ohms.
Também dá para usar o valor comercial de resistor de 1k1 nesse caso o potenciômetro fica com um valor de 1,04k.
Anônimo disse…
Caro amigo, tenho uma bomba eletrica de agua que trabalha com 12 v dc. Gostaria de saber se comsigo controlar a vazao da bomba colocando um potenciometro na linha de alimentacao (positivo da bomba). consigo por exemplo, variar de 2 a 12 v ? obrigado desde ja. Roberto.
roberto.andre@globo.com. abraco.
msr4k disse…
Roberto,
Para controlar a velocidade do motor vc pode usar um potenciômetro especial chamando Reostato. Ele suporta potências maiores que o potenciômetro, mas tem a mesma filosofia de funcionamento. Apenas fique atento que o Reostato para a corrente solicitada pelo motor, ela deve ser igual ou maior que a suportada pelo reostato.
Outra opção será utilizar um circuito eletrônico para isso, caso vc tenha interesse nessa opção posta um comentário aqui no blog.
Unknown disse…
Olá
Teria com substituir um potenciômetro de controle de tensão (analógico) por uma digital com LCD ou display?

mrbannach@me.com

Obrigado
Vilmar
msr4k disse…
Olá Vilmar Bannach,
sim é possível, você pode utilizar dois fios para conectar a saída do potenciômetro digital no local onde estava conectada o potenciômetro analógico. Ou fazer uma placa adaptadora.
Unknown disse…
Estou com um projeto que pede um dois potenciômetros de 47k um simples e um duplo mas só encontrei de 50k será que vai fazer muito diferença ou eu teria que colocar um resistor e de quanto?
Mauro disse…
Oi xará, sou eu de novo, kkkk

Desculpe a amolação. Aquele outro potenciometro acabei achando o de valor 1k na Sta. Ifigenia. Vendi aqueles toca discos e comprei outros.

Pois bem, eles tb precisam de potenciometro 1K. São muito parecidos com o dos tocadiscos MK2, de 100mm. Não acho de jeito nehum.

Minha pergunta, comprei um de 10k só para fazer o teste como explicado. Ele deu o valor de 1k, só que por exemplo, no meio ele fica a 700ohms, subindo ele vai variando bem pouco e para baixo ele varia muito rápido. Não sei se vc me entendeu.

Se eu comprasse os potenciometros das MKs eu conseguiria fazer isso? Tenho medo de não dar certo pois eles são muito caros. Vc faria para mim? qualquer coisa meu contato é mrvilasboas@yahoo.com.br .

Tenho o esquema elétrico dos toca discos.

Abração e desculpe o texto longo.
Unknown disse…
Boa tarde Mauro. Estou procurando um potenciometro 10k 0.5w que é usado na pedaleira do logitech g27. Encontrei com 10k 4.0w essa diferença de watts vai causar algum tipo de problema?
Obrigado pela sua atenção.
Unknown disse…
Como que vou saber que o que eu preciso e compatível com qual eu tenho e preciso trocar, se for parecido vai fazer a mesma coisa é couber no local .
Henrique disse…
Olá , ocÊ saberia me explicar o porque exatamente de termos que unir o terminal do meio com um dos laterais ao utilizarmos apenas 2 pinos do potenciometro? Quando eu quero usar o pot apenas como um resistor variável de 2 pernas , eu uso a do meio + uma das laterais e deixo a outra lateral desconectada. Mas ouvi dizer que assim não é bom.
Henrique disse…
Olá , ocÊ saberia me explicar o porque exatamente de termos que unir o terminal do meio com um dos laterais ao utilizarmos apenas 2 pinos do potenciometro? Quando eu quero usar o pot apenas como um resistor variável de 2 pernas , eu uso a do meio + uma das laterais e deixo a outra lateral desconectada. Mas ouvi dizer que assim não é bom.
Fernando Larrosa disse…
Oi Mauro,
meu nome é Fernando Larrosa, estou fazendo um dosador de cloro para meu aquário. Comprei um motor de 12V, um redutor de 60 r.p.m., liguei numa fonte de video 12DC 1A,liguei na bomba que tem temporizador e funciona bem, porém manda muito produto,
Pergunta: Posso colocar um potenciômetro ou reostato para diminuir a velocidade do motor?
Ou como seria esse circuito eletrônico que você comentou no dia 5 de julho de 2013?
Meu dosador manda 20 ml quando liga, eu quero que mande 3 ml. Desde já agradeço sua atenção.
Cordialmente
Fernando Mario Larrosa Briano
larr037txusa@ig.com.br
Porto Alegre RS
amaroas disse…
Olá, boa tarde.
Não consigo achar um potenciômetro log, duplo, com chave de 1,3M. Posso usar maior (se achar no mercado) com uma resistência em paralelo? Ou um menor (só encontro de 1M) sem resistência em série? Afeta muito o resultado final? Queima, aguenta o tranco ou é pane na certa. Pergunto por achar que jamais usaria o volume no limite máximo. Mas.....
Anônimo disse…
olá, boa noite!!!

Amigo estou com um potenciômetro 100k marca Alps, preciso dele com 20k me dá uma força e me passa como fazer... qualquer coisa me manda por e-mail: almir@pastoralmir.com muito obrigado desde já!
msr4k disse…
Olá Fernando Larrosa,
qual seria a corrente que seu motor consome? Você poderia usar uma fonte com uma tensão menor, mas só testando para chegar ao valor correto, tenta uma fonte de 5 volts para começar.
Att
Mauro
msr4k disse…
Ney Gomes,
não, você precisa saber o valor e se seu potenciômetro é linear ou logaritmo.
Anônimo disse…
Ola pessoal... tive pesquisando e axo que da certo diminuir a voltagem de uma fonte que tenho de 24v para 12v usando so resistencia, potenciometro, e capacitor. mais como vou saber a quantidade e a potencia do material que vou usar?! tipo: qual a referencia do resistor, do potenciometro e dos capacitores; caso for mais de um. e a quantidade de cada peca!!!
obrigado pela atencao de todos..
me ajudem por favor.
luis santos disse…
Boa tarde, poderiam esclarecer-me esta minha duvida.
No software PICAXE programming como é que eu consigo associar um sensor de temperatura (DALLAS 18B20) a um potenciómetro que serve como regulador?
O micro controlador utilizado é o 18M2
desde já obrigado
Comprimentos 
Unknown disse…
Gostaria de saber se é possível simular, usando um potenciômetro e e um resistor em série,o consumo de energia, equivalente a uma lâmpada de 12V e 40W. Se possível qual resistor e qual potenciômetro.
Muito grato.
Unknown disse…
Como Funciona um potenciômetro Indutivo??
Unknown disse…
tenho um potenciômetro indutivo porem não tenho esquema de ligação será que alguém teria ??
João martins disse…
Ola mauro dos reis
Tenho formacao basica de electronica, arregacei as mangas e p (leigo) mas pôs maos á obra e montei um amplificador, mas agora nao sei aonde por o potenciometro nem q valor!!!!
Agradecia que me desse esta resposta.
E-mail jowmart@gmail.com
Aguardo
Anônimo disse…
ola, eu estou precisando de um potenciometro duplo, onde a msm a haste aciona dois potenciometros,isso é mais usado em caixas de som, para aumentar ou diminuir o volume em duas caixas de som... porem eu preciso de um onde o primeiro pot aumente a resistencia e o segundo diminua, e vice versa. existe um pot assim ?
Anônimo disse…
Olá, não entendo muito de eletrônica e circuitos e tal, queria saber qual a difernça do potenciômetro de b20k para o b100k, posso trocar o de 20k por um de 100k ou vai dar problema? os dois tem o mesmo ângulo de giro.
Luciano disse…
Eu preciso controlar a voltagem de um circuito elétrico de 0 a 5 volts. Um potenciômetro desses faria essa função?
augusta biana disse…
ola!!! estou a fazer o curso de ectronica e hoje tive aula de pratica de oficina,,,,, e o prof pediu-nos para criar uma ponte de duas resistências com 9v,,,,, onde devemos reduzir o 9v em 6v..
Unknown disse…
quero fazer um volante de gamer,e preciso de um potencimetro de 1k mas nao acho em lugar algum na minha região.eu tenho um de 10k .como transformo?
msr4k disse…
vitor matheus: por favor de uma olhada na Figura 4 da postagem. T1 é seu potenciômetro e R1 o resistor que vc deve colocar em paralelo para chegar no valor desejado, no caso 1k.
Basta utilizar um resistor (R1) de 1k1 ou 1k2.
Unknown disse…
Ola Mauro Blz? Olha minha caixa é ativa e o potenciômetro e de 20K mais só encontrei de 10 o que fazer? Á parabéns pela atenção que o senhor vem nos dando toda atenção.
msr4k disse…
Obrigado Domingos Danniego, gostaria de saber se seu potenciômetro é de 10k ou de 10 ohms?

Postagens mais visitadas deste blog

Pinagem USB

Tabela de Equivalência de Lâmpadas LED

Símbolos Elétricos