O Potenciômetro é um componente eletrônico usada para variar a resistência, pode-se defini-lo como um tipo especial de Resistor. Ou seja, ele é uma resistência elétrica variável (resistor variável). Pode ser utilizando para medir posição, direção, corrente, tensão, etc. O Potenciômetro também serve para ajustar os valores de tensão e corrente de um circuito e dessa forma controlar o valor entrada, amplificação ou atenuação. Conforme for a aplicação tem-se resistores diferentes características, essas se devem a aspectos construtivos, sistema mecânico e as propriedades elétricas dos materiais utilizados na construção do seu elemento resistivo, veja mais sobre em  Tipos de Potenciômetros.  

Figura 1 - Potenciômetro de uma única volta
Funcionamento de Potenciômetro
O potenciômetro é uma resistência que pode ser ajusta por intermédio de um cursor, Figura 2, o qual está em contato com uma resistência ligada a dois terminais. O cursor ou contato móvel tem sua saída ligada ao Terminal Cursor. O Contato móvel do Potenciômetro se desloca do valor zero (ou resistência mínima) ao valor máximo, Figura 2.
Figura 2 - Potenciômentro aberto
Os símbolos do Potenciômetro são apresentados na Figura 3 (a) e (b):
Figura 3 - Símbolos do Potenciômentro.
Modificando o Valor do Potenciômetro
Em muitas aplicações não se tem o valor correto do potenciômetro necessário, ou o valor não é comercial. Para resolver esse problema basta associar um resistor (R1) em paralelo aos pinos 1 e 3 (T1). O valor de potenciômetro equivalente fica Req=(R1*T1)/(R1+T1). 
Figura 4 - alterando o valor do Potenciômetro.
Rev: 10.02.13M

42 comentários

Seguidores

Eletrônica em Vídeo