Postagens

Mostrando postagens de janeiro, 2009

1n4148

O diodo 1n4148 é um dispositivo semicondutor capaz de trabalhar com tensões reversas de até 75V (100V em tensão pulsada). Sua máxima corrente direta de operação está na ordem de 50mA, porém sua corrente de fuga é de apenas 25nA. O tempo de recuperação do 1n4148 é de 4ns, para uma corrente direta de 100mA e uma tensão reversa de 6V. Isso torna interessante em circuitos onde o rápida bloqueio se faz necessário. Esse diodo pode ser utilizado para retificar pequenos sinais com frequência de até 1MHz ou na proteção de Conversores Analógico Digital (AD), para grampear o sinais dentro da faixa de operação do AD, por exemplo.

Leis de Kirchhoff

Imagem
Lei dos Nós ou Lei das Correntes de Kirchhoff: essa lei estabelece que o somatório das correntes elétricas em um nó é igual a zero. Figura 1 - Lei de kirchhoff para as corrente em um Nó elétrico. -i 1 +i 2 +i 3 +i 4 =0 A Lei das Tensões de Kirchhoff é um dos alicerces da teoria de circuitos. Ela estabelece que o somatório algébrico das tensões sobre os componentes em uma malha fechada é igual a zero. Essa lei também é conhecida como Lei das Malhas. Figura 2 - Lei de Kirchhoff para as tensões em uma malha. V 1 +V 2 +V 3 =0 Um pouco de história... Gustav Robert Kirchhoff, nasceu na Prússia em 12 de março de 1824 e faleceu em Berlim em 17 outubro de 1887. Foi um físico que em 1845 formulou as Famosas leis de Kirchhoff, para a tensão e corrente. Essas leis são baseadas no princípio da conservação da energia e no princípio da conservação da carga elétrica, respectivamente.

Transistor PNP

Imagem
O transistor PNP é um dispositivo eletrônico formada por três camadas de material semicondutor, duas dopadas com impurezas do tipo P e outra dopada com impurezas do tipo N. Esse componente eletrônico é largamente utilizada em amplificadores, já que é capaz de dar ganhos elevados a pequenos sinais colocados em sua base. Transistores PNP tem lógica positiva ao contrário do Transistor do tipo NPN que possue lógica negativa, ou seja, sua polarizada é invertida em relação a este ultima transistor. Na figura 1 é apresentado o simbolo do transistor PNP, bem como suas respectivas quedas de tensão e sintidos de correntes. Esse tipo de componte possue três terminais: coletor, base e emissor. Figura 1 - Símbolo do Transistor PNP.