Eletrônica de Potência

Vou começar uma série de posts sobre eletrônica de potência, esse primeiro dedico ao meu amigo Maçã, pois foi ele que me inspirou a escrever sobre este assunto.

Da combinação de eletrônica, controle e uma pitada generosa de sistemas de potência nasce a Eletrônica de Potência, ciência dedicada à aplicação dos dispositivos semicondutores para o controle e conversão da energia elétrica.
A crescente demanda pelo controle de energia elétrica, seja para o acionamento de máquinas elétricas, controle de grandes cargas ou processos industriais ou em fontes de computador, carregadores de baterias... faz deste ramo da eletrônica um dos mais presentes em nossas vidas.

A História da Eletrônica de potência iniciou-se com a descoberta do retificador a arco de mercúrio, em 1900. O retificador em tubo de vácuo de grade controlada, ignitor e o tiratron foram os dispositivos que surgiram após 1900. Em 1948 foi inventado o transistor e finalmente em 1956 foi inventado o tiristor, dispositivo eletrônico que revolucionou as aplicaçoes de eletrônica de potência. Nos anos 70 surgiram os diodos, transistores e GTO potência e, na decáda de 80, o MOSFET e IGBT.
Na próxima postagem vamos tratar dos dispositivos eletrônicos de potência: diodo, transístor, SCR, TRIAC, GTO, SITH, SIT, GATT, MOSFET, IGBT, MCT e IGCT.

link relacionados:
ELEPOT
, INEP, iSOBRAEP, LEMT

Comentários

Unknown disse…
já tem esses posts sobre os componentes ??? gostaria de lê-los,
grata!!!
msr4k disse…
Olá Juliana,
sim já fiz uma postagem sobre tiristor e outra sobre LASCR.

http://baudaeletronica.blogspot.com.br/2012/05/tiristor.html

http://baudaeletronica.blogspot.com.br/2012/06/lascr.html

Postagens mais visitadas deste blog

Pinagem USB

Símbolos Elétricos

Tabela de Equivalência de Lâmpadas LED